SPECTRUM




DEFINIÇÃO

SPECTRUM \ spek-trəm\ :



"Vasto compêndio  privado que cataloga continuamente há décadas as manifestações, em sua maioria inexplicadas,  da Obscurosfera. Essa obra de uma vida inteira abriga minhas experiências, pesquisas de campo, registros variados, seres, fenômenos, análises, relatos, matéria residual e muito mais.
Acredito que estes registros não terão um fim, pois ao longo desses anos tenho me deparado com crescentes eventos, sucessivamente insólitos. Mas que assim seja, essa é a razão da minha vida, a eterna busca pelas coisas ocultas.

Dedicado à minha saudosa e eterna amiga, Gaia Voltz ."
 Klaus Van Voltzextrafenomenologista




PLOT
Num mundo caótico, o entregador de encomendas, Dan Cazarro, exerce anonimamente o ingrato serviço de fulminar as tenebrosas entidades sobrenaturais conhecidas como Vagasmas que ameaçam os seres humanos. E como se não bastasse, Dan também se vê na condição oposta: ele luta obsessivamente para se livrar das garras da monstruosa criatura Zagarrás





 ORIGENS


Tudo começou em 1982. Eu estava na 7a série. Eu vivia desenhando e criando meus personagens,  em todo papel que tivesse um espaço possível e as vítimas de sempre eram meus livros e cadernos escolares.  Com um enorme apetite em ler quadrinhos  pude, certo dia, devorar um Almanaque Disney. Uma história me chamou muito atenção pois apresentava um personagem inusitado à mim: o Superpato. Na verdade, era o Pato Donald encarnado um super-herói sem muitos escrúpulos que na maioria das histórias procurava tirar proveito para si. 

A história que tive o primeiro contato nada mais era do que era a própria origem do Superato, desenhada pelo brilhante italiano Romano Scarpa e artefinalizada por Giorgio Cavazzano, outro genial artista dos estúdios Disney da Itália

Aquela personalidade dúbia e até maliciosa do Donald me fez maquinar ideias para criar um personagem sem muita moral ou dentro dos padrões vigentes de super herói.

  Lembro que na época criei com enorme originalidade” um personagem humano chamado Supersônico que o próprio uniforme também era calcado no Superpato. Eu sei, pode me julgar, mas eu era apenas um garoto de 14 sem muita noção do mundo e com muito ego no lápis.



Com o tempo, fui mudando e provocando uma enorme faxina no conceito do meu personagem. Inevitavelmente, por influência dos quadrinhos Marvel e DC Comics, as reformulações de conceito e visual foram intensas e nessa ocasião mudei o nome dele para Espectro.



As mudanças tornavam-se frequentes e quase diárias ao ponto de eu começar a acreditar no potencial desse personagem a um nível editorial. Ampliei o universo dele,  criei personagens coadjuvantes e outros vilões.

Uma enorme influência que contribuiu firmando o clima sobrenatural e fantástico de Spectrum foi a série
Kolchak: The Night Stalker (1974) que passou aqui com o nome Kolchak e os Demônios da Noite até o início da década de 80. Sem dúvida, Dan Cazarro tem um pouco de Kolchak nas veias.

 
E como cereja do bolo, o boa e velha visão sarcástica de ver o mundo que nos rodeia para dar personalidade própria a esse universo complexo. O que é a vida sem poder rir dela?



Em 1997 quase lancei esse meu projeto no mercado americano. Não deu certo , Spectrum poderia ter sido muito prejudicado por causa da má fé de terceiros. Foi melhor assim.



Então é isso. Finalmente meu projeto agora é real e dentro do que eu realmente queria. Dan Cazarro, o que era antes um super herói copiado de um certo pato, agora é simplesmente um sujeito com caráter incerto. Ele procura tirar suas vantagem e não se preocupa muito se tiver que passar por cima de alguém para conseguir isso. Mas ele sabe que tem certos limites que mesmo ele precisa considerar.



Espero que você esteja junto comigo nessa jornada de descobrimento desse novo universo, SPECTRUM – Manual das Coisas Ocultas, muita coisa vai surgir.









ZAGARRÁS ATACA!

Nesta edição de estreia do universo de SPECTRUM, desaparecimentos inexplicados de entregadores de encomendas anunciam que forças estranhas estão agindo na caótica cidade-estado de ALEM.
O rabugento Dan Cazarro, que já dá um duro danado no seu trabalho normal, exerce paralelamente o serviço ingrato de faxineiro astral contra as macabras entidades que ameaçam os seres humanos. E como desgraça pouca é bobagem, ele luta obsessivamente para se livrar das garras da monstruosa criatura que o persegue durante anos: o Zagarrás.
Será que ele dá conta disso tudo sozinho?




GALERIA



RABISCANDO E CONSTRUINDO



























ESPIANDO A HQ















3 comentários:

  1. bom dia! comprei Spectrum na ccxp e estou tentando cadastra-la no guia dos quadrinhos e preciso preencher alguns campos você mesmo poderia completa-lo basta acessar www.guiadosquadrinhos.com.br
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI!!!!
      Mil desculpas pelo atraso da resposta, meu caro!
      Vou lá agora.

      AbraçãO!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir