quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ONI SAFADO

TREINO Ninjutsu desde 2000 e desde então tem sido um dos meus pilares de vida. Não é apenas uma questão de treinar uma arte marcial, mas acima de tudo, é um modo de ver a vida, de procurar deixar as coisas mais viáveis e funcionais.

Pratico pela Bujinkan, associação reconhecida pelo governo japonês, fundada pelo Soke Masaaki Hatsumi Sensei que recebeu os ensinamentos através Toshitsugu Takamatsu Sensei, considerado o último ninja a executar uma missão de campo vinda do próprio governo.

Hatsumi Sensei recebeu os ensinamentos (Densho) de 9 escolas antigas ninja e samurai cobrindo vastos conhecimentos que visam combate armado ou desarmado, estratégia de campo, camuflagem, movimentação, escape, montaria, espionagem, dissimulação, metereologia, topografia, espiritualidade e etc...  E para poder estudar tanta coisa, Hatsumi Sensei desenvolveu um sistema de treino e estudo chamado TenChiJin Ryaku No Maki. Ou seja, é coisa pra estudar a vida toda e sabe-se lá se vai aprender tudo mesmo. Mas essa é a beleza da coisa, é se aprofundar no estudo para simplesmente aprender sem se importar com o fim.

Porém, o Ninjutsu não é um privilégio apenas da Bujinkan, pois como os ninjas se disseminaram por todo o Japão passando seus conhecimentos de forma oculta (devido à perseguição do governo) muitas escolas antigas (Ryuha) desapareceram com o tempo ou não foram reconhecidas oficialmente. Dessa forma, há diversas escolas de Ninjutsu sérias pelo mundo que merecem respeito pela tradição que trazem consigo.

Lógico que infelizmente, há os picaretas que acham que dar saltos mortais, jogar bombinha e usar máscara possam ser considerados estudantes marciais ou até mesmo ninjas.

Se quiser conhecer um pouco de Ninjutsu ou mesmo até praticar, procure uma escola séria, procure conhecer e conversar com o sensei responsável e faça pelo menos uma aula para "sentir"o dojo.

Caso queira bater um papo comigo pessoalmente sobre essa arte marcial estou no Seigi Dojo, responsabilidade do Giuliani Sensei, na Av. Lins de Vasconcelos, 3352, São Paulo - SP, próximo ao Metrô Vila Mariana, terças e quintas, das 21h às 22h30.

Ah sim, recentemente criei o visual atual das camisetas do nosso dojo, curti!


Nenhum comentário:

Postar um comentário